E-mails - Dicas Valiosas
Bons hábitos ao redigir e-mails embora e-mails sejam mais rápidos e imediatos do que qualquer outra forma de comunicação escrita, não cometa o erro de elaborar mensagens com pressa e correr o risco de explicar mal solicitações, objetivos ou fatos. Pratique os seguintes hábitos essenciais ao escrever e-mails:
- elabore e-mails breves e empregue palavras precisas;
- explicite o tema no campo assunto;
- dirija-se aos destinatários pelo nome;
- não discuta sobre informações delicadas ou sigilosas;
- não trate de assuntos pessoais com funcionários;
- não envie e-mails a clientes, se não tiverem sido solicitados;
- convoque com gentileza a participação das pessoas;
- não use a ferramenta "responder a todos", a não ser que seja necessário que todas as pessoas leiam a mensagem;
- não use linguagem difamatória ou ameaças;
- verifique a ortografia, a pontuação e a gramática;
- releia sua mensagem antes de enviá-la; e
- complete o campo dos endereços por último e verifique se estão corretos antes de enviá -los.
Regra de etiqueta dos e-mails
Dê o exemplo a seus funcionários e colegas, seguindo as regras de etiqueta dos e-mails (ou "netiqueta")
- Responda aos e-mails imediatamente.
- Seja educado, mas não prolixo - vá direto ao ponto.
- Não responda a correntes.
- Não escreva mensagens com letras em caixa alta. Isso equivale a GRITOS nos e-mails.
- Não insira muitos links nem exagere na formatação.
- Seja seletivo ao enviar respostas a todos os destinatários.
- Use a função de cópia oculta (Cco) ao enviar e-mails com larga distribuição, a fim de evitar que todos os destinatários recebam os endereços eletrônicos de todos os outros,
- Finalize a mensagem com uma assinatura eletrônica.
- Não responda a um destinatário de um e-mail que você recebeu como cópia oculta.
Fonte: Comunicação - Use Corretamente a Linguagem Empresarial - Garry Kranz - Ed. Senac
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